Na noite da última sexta-feira (11), no salão Comunitário Padre Flávio Weissmann, em Morro Redondo, foi realizado o primeiro encontro com os produtores e técnicos participantes do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A iniciativa ocorreu através do Gabinete da vice-prefeita, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo junto ao Senar.
Conforme o supervisor regional do Serviço, Giovani Bolzoni o município tem se mostrado empreendedor está em crescimento. “Toda assistência é gratuita, pois os produtores já colaboram com 0,2% das vendas de notas das suas produções que vão para o SENAR, onde é revertido ao longo dos anos em capacitações em diversas áreas de formação profissional e promoção social. Aqui na região a atuação é junto ao Sindicato Rural de Pelotas. Fico feliz de ver os produtores participando de cursos que visem a qualificação”, disse, agradecendo a vice-prefeito Angelica Boettge dos Santos (PSDB) e ao secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT), Antônio Martins.
O supervisor do Senar, Rafael Gatto, parabenizou os técnicos por permitirem a participação dos produtores no encontro. Segundo ele, o programa foi criado pelo Senar há 10 anos, e objetiva que os produtores tenham uma assistência técnica mais frequente. Há três anos no Rio Grande do Sul, já atende 11 mil produtores, tendo como meta até o fim do ano chegar a 16 mil.
O intuito é que o produtor tenha mais lucros na atividade, consiga organizar-se financeiramente, tratando a propriedade como uma empresa, tenha sucessão familiar passando para os filhos. “Ver o que pode melhorar e que vocês sempre possam relatar aos técnicos o que precisam evoluir, estamos sempre abertos a opiniões”, destacou.
A vice-prefeita salientou inicialmente o envolvimento de toda equipe da SMDRT para oferecer no dia a dia o melhor para os agricultores e que disse que o Senar mudou a realidade de Morro Redondo por todo o suporte dado.
Só neste ano já foram 18 cursos até agora. A cada mês são realizados de três a quatro em vários pontos do município. Ela citou como exemplo a criação de um grupo de mulheres empreendedoras rurais que hoje expõe no município e que já saem para outras cidades O início foi através de cursos.
Angelica frisa que a assistência técnica é valiosa, proporcionando encontros individuais uma vez por mês direto na propriedade do produtor com atendimento de quatro horas mensais.
Ao final de sua fala, parabenizou a equipe do Senar e o Sindicato Rural de Pelotas pelo suporte. “Produtores, aproveitem os jovens que estão atuando nesta assistência para crescerem cada vez mais nos seus empreendimentos e que possam permanecer realizando as atividades no município”, aconselhou.
O titular da SMDRT, destacou que a parceria gera muitos frutos no município a partir da qualificação de diversos técnicos de diferentes áreas que estão fazendo com que os agricultores possam evoluir nos seus negócios.
O diretor de Turismo, Pedro Vieira, que já está morando no município há 14 anos, lembrou a mudança que teve na colônia de Morro Redondo. Disse que o turismo não quer ocupar o espaço da agricultura, mas sim somar-se, agregar valor, trazer os atores, que são os agricultores, que produzem diversos produtos utilizados nos empreendimentos turísticos, de forma associada entre os dois setores. Ele ainda se colocou à disposição dos produtores para ir até as suas propriedades para ver o que produzem para dialogar e ver formas de ajudar nas suas promoções.
Os ATEG se apresentaram aos presentes e informaram as suas áreas de atuação.
Rutiele Rickes, Bovinos de Leite; Vagner do Araujo dos Santos, Grãos; Felipe do Amaral Nunes, Bovinos de Corte; Daiane Cardoso, Agroindústrias; Mariana Larrondo Bicca, Fruticultura.
Com apoio do comércio local foram distribuídos brindes para os participantes do programa. No final, a vice-prefeita lançou a proposta que surgiu através de uma reunião entre a técnica do Senar, Mariana Bicca, titular da SMDRT e da servidora da pasta, Camila Bitencourt, propondo que seja feita uma grande exposição em Morro Redondo de todos os agricultores participantes deste programa, com data prevista para o dia 9 de setembro.
Bolzoni destacou que a proposta é interessante para o Senar, porque irá divulgar o que os produtores produzem, servindo para a comercialização. Fez ainda um agradecimento aos ATEG e aos produtores assistidos pelo empenho em conjunto para o bem de todos. E disse que objetivo é aumentar o número de técnicos no município e de famílias atendidas, sendo esta a missão.
Cada produtor com inscrição estadual pode ser atendido por apenas um técnico. Ao final da assistência ele pode receber outro tipo auxílio.
Sobre a feira, os produtores irão discutir esta possibilidade oferecida e até o dia 18 de agosto, devem entrar em contato com a SMDRT informar os interessados em participar.