O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou palestras para jovens e idosos em Morro Redondo na segunda-feira (4), no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, através de parceria com o Sindicato Rural de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo.
Na parte da manhã, contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim, com foco na qualidade de vida no meio rural. Conforme o instrutor do curso, Elias de Souza Carvalho Wojciechowski, o objetivo foi criar hábitos saudáveis utilizando conhecimento de prevenção de doenças visando à qualidade de vida.
Segundo ele, ainda houve abordagem contemplando o conceito de saúde de forma ampla, abrangendo não somente a ausência de doenças, mas também bem-estar físico, mental, social e espiritual. Ele aponta que a saúde está ligada também à autoestima e ao bem-estar social.
Ainda repassou formas de prevenção a doenças como depressão, obesidade, hipertensão territorial, diabetes, asma, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e câncer. Ao final, foi realizada dinâmica de grupo para verificar a concentração dos jovens, identificando se prestaram atenção nas orientações repassadas.
A parte da tarde foi voltada aos idosos com o tema Saúde na Terceira Idade, tratando sobre fatores para melhorar a qualidade de vida deste grupo. O instrutor tratou de aspectos sobre nutrição, controle do estresse, atividade física, relacionamento social e comportamento preventivo. “Bons atos saudáveis para que resultem numa melhor qualidade de vida”, disse.
Ele pediu atenção, em especial em relação às doenças oriundas de hipertensão arterial e diabetes, que são as maiores causadores de problemas na terceira idade. No encerramento, apresentou um pouco sobre os direitos dos idosos, dentre eles trabalho, transporte coletivo e saúde.
Em nome da Prefeitura, houve agradecimento pela participação dos jovens e dos idosos nestas palestras e em especial ao Senar pelas orientações repassadas em prol da saúde dos cidadãos morro-redondenses.