A Secretaria de Saúde de Morro Redondo informa à comunidade como é feito o agendamento e o transporte de pacientes para outros municípios. Os agendamentos deverão ser realizados através do telefone/WhatsApp (53) 3224-0207 ou WhatsApp (53) 98117-5734 com no mínimo dois dias úteis de antecedência para facilitar na logística e, também, para a liberação de frota para manutenção.
A pasta dispõe de nove veículos pequenos, três vans e quatro ambulâncias, sendo que existe um rodízio para manutenções de rotina. São quatro motoristas disponíveis para o plantão de ambulância e seis para os demais veículos da frota.
Os pacientes são transportados diariamente para diversos municípios, como Pinheiro Machado, Piratini, Bagé, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Canguçu, Jaguarão e Porto Alegre para vários procedimentos como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, mamografia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, traumatologia, urologia, cardiologia, cirurgias eletivas, reabilitações, entre outros. Em média, as viagens variam de 150 a 200 por mês.
A secretaria ressalta que dentro do município só é realizado o transporte de pacientes acamados e dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde que se deslocam para as visitas domiciliares.
Segundo a pasta, o município ficaria impossibilitado de atender todas as demandas porque também são contratados vários atendimentos especializados mensais dentro de Morro Redondo.
Confira a relação abaixo:
130 sessões de fisioterapia, em torno de 50 consultas de ginecologista, 80 exames de raio X, 50 exames de eletrocardiograma, 62 exames de ultrassom, 120 consultas de fonoaudiologia, 180 consultas de psicologia, 60 consultas de terapia ocupacional, 26 consultas de psiquiatria e cerca de 120 pacientes com exames laboratoriais.