O Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) apresentou, na última terça-feira (19), os dados de todos os municípios do Estado relacionado ao ano de 2023. Morro Redondo obteve o resultado de 67,9999, ocupando o 2º lugar na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) dentre os 22 municípios da Zona Sul. Já em âmbito de Estado, ficou na posição 173 no que tange os 497 municípios.
O Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, levando em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O conceito influencia ainda no rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.
O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Anderson Guths (Teko), e o prefeito Rui Brizolara (União Brasil) destacaram a importância deste resultado para o município. “Valoriza e mostra a competência dos nossos profissionais da educação, comprometidos com uma educação de qualidade, onde os desafios da educação são diários, mas com um trabalho em equipe aliados a investimentos, nos contemplam com esses resultados positivos”, celebram.