A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e o Conselho Municipal de Saúde de Morro Redondo realizaram, na quarta-feira (9), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Como Direito Humano”. O evento aconteceu no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. Na abertura, ocorreu apresentação da organização e fala das autoridades.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Angenor dos Reis de Almeida, citou a importância desta conferência. “Pois é aqui que se discute as politicas públicas e agradeço a gestora de saúde por ter liberado os profissionais da área para participarem deste momento”.
Silvia Wahast Islabão, secretária de Saúde e Assistência Social, agradeceu a todos os presentes, reforçou que o convite foi estendido para todas as secretarias e também para os usuários em geral. Destacou a parceria para que a conferência pudesse ser realizada. “Momento de debater a saúde do trabalhador e não somente o do poder público, mas do trabalhador num todo do município, no contexto da área privada, os adoecimentos, seja de doenças mentais ou físicas”, pontuou.
Representando a Câmara de Vereadores, Thiarles Schneider (PT), parabenizou a comissão organizadora pela realização desta conferência. “Pra nós, legisladores, é importante para nos inteirarmos das demandas”.
Maria Luiza de Lima, enfermeira da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Pelotas, trouxe a relação de cada município na Vigilância em Saúde do Trabalhador, Epidemiológica e Sanitária, com tarefas específicas a serem realizadas para que se enxergue o agravo do adoecimento do trabalhador, entre outros. Comentou que a coordenadoria possui um banco de dados sobre acidentes de trabalho, cujos dados são interligado nacionalmente e visam traçar as politicas públicas. Por fim, ressaltou que a conferência possibilita refletir a respeito do melhor para todos os trabalhadores.
Na sequência, foi efetuada a leitura do regimento da conferência, que foi aprovado, e a abordagem dos três eixos sobre o tema: o primeiro, “As Políticas Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, pela técnica de enfermagem do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Daniela da Silva Born; o segundo, “As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, pela técnica de segurança do trabalho da Prefeitura, Denise Dobke; e o terceiro, “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para Efetivação do Controle Social”, pela enfermeira Maria Luiza de Lima, da 3ª CRS.
A seguir, os participantes foram divididos em três grupos, que debateram as propostas sobre os eixos abordados e que serão levadas para a Conferência Estadual, realizada entre maio e junho deste ano.
Por fim, foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual:
Usuários de saúde: Diones Forlan Nunes da Silva e Denise Dobke;
Profissionais de saúde: titular Bruna França Lemos, suplente Daiane Froner;
Gestor/prestador de serviço: titular Dolores Ebeling, suplente Fabiana Ferraz.
Também participaram da conferência trabalhadores da saúde e da assistência social, além dos vereadores Paulo Crizel (Podemos) e Vivian Rickes Rosa (PSDB).
Veja mais fotos do evento neste link :https://www.jornaltradicao.com.br/morro-redondo/geral/morro-redondo-realiza-a-1a-conferencia-municipal-de-saude-do-trabalhador-e-trabalhadora/