A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) de Morro Redondo retomou as reuniões dos núcleos de produtores rurais. A atividade ficou alguns anos sem ser realizada. O encontro que ocorreu na quarta-feira (23), na Colônia Cachoeira, e contou com a presença de diversos parceiros institucionais, além da participação ativa de agricultores locais.
Durante a reunião, a secretária Letícia Santos, da SMDRT, reforçou a importância das parcerias para o fortalecimento da agricultura e do desenvolvimento sustentável da região. Em sua fala, Letícia destacou o papel essencial da colaboração entre diferentes esferas do poder público e a classe produtora.
As secretarias de Saúde e de Obras, o Gabinete da vice-prefeita, a Emater/RS-Ascar e os próprios agricultores foram mencionados como pilares essenciais para o sucesso das ações no campo, destacando os programas da SMDRT. “É com a união de esforços que conseguimos avançar nas políticas públicas voltadas para o campo e retomar essas reuniões que fazem parte da história do município, criando soluções que atendam diretamente as necessidades dos nossos produtores rurais. Agradeço a cada parceiro que tem se empenhado ao nosso lado, pois, juntos, conseguiremos fortalecer a agricultura local e garantir um futuro mais próspero para a nossa população rural”, afirmou Letícia.
A secretária de Saúde e Assistência Social (SMSAS), Silvia Wahast, falou sobre os serviços prestados pela pasta e salientou a importância de os agricultores buscarem informações que auxiliem nas soluções e na prevenção de situações.
Já o secretário de Obras Urbanismo e Trânsito (SMOUT), Fabricio Zanetti, explicou sobre a forma de operacionalização dos serviços da pasta e colocou a secretaria à disposição dos agricultores para o que for necessário.
Os vereadores presentes, Thiarles Schneider (PT) e Vivian Rickes Rosa (PSDB), parabenizaram a SMDRT pela ação e destacaram suas atividades legislativas.
O agricultor Tiago Bonow Tuchtenhagem, coordenador de núcleo da região e presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, reforçou a importância da retomada das reuniões, pois disse que foi procurado por Letícia, que expressou o desejo de retornar com o trabalho. Tuchtenhagem garantiu que a primeira reunião foi produtiva, contando com um número expressivo de produtores. Também agradeceu pela presença dos secretários e da Emater, que dão respaldo para ouvir as demandas do setor e trazer informações dos serviços realizados no município.
Para o chefe do escritório da Emater, Evaldo Voss, a retomada das reuniões representa a volta de momentos de troca entre agricultores, técnicos e o poder público, sendo essa atividade um marco do município, realizada desde os primeiros anos de emancipação, mas que havia sido interrompida na pandemia. Em nome do Escritório Municipal, demonstrou a satisfação de realizar um atendimento grupal e qualificado, compartilhando os assuntos técnicos pertinentes ao momento. Na oportunidade, Voss e o técnico Patric Medeiros trataram do tema da Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal, Nota Fiscal Eletrônica e o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF).
A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) agradeceu a SMDRT pela iniciativa de retomar essas reuniões, estendendo também seu agradecimento aos secretários, vereadores e à Emater pela presença. Destacou que é por meio desses encontros que o poder público se faz mais presente nas comunidades locais, ouvindo suas angústias e anseios, e, assim, podendo contribuir de forma mais efetiva.
Por fim, a SMDRT relata que a retomada dessas reuniões reflete o compromisso da gestão em dialogar diretamente com os produtores, ouvindo suas demandas e buscando soluções concretas para as dificuldades enfrentadas no campo. O encontro também serviu como um espaço de troca de informações e experiências, essenciais para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para o setor rural. Com a continuidade desse trabalho conjunto, a expectativa é que novas ações sejam implementadas, beneficiando tanto os produtores quanto as comunidades que dependem da agricultura para a subsistência e bem-estar.
As próximas reuniões acontecerão de forma bimestral em todas as colônias do município.