A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) de Morro Redondo promoveu, na última sexta-feira (11), uma reunião estratégica com representantes da Emater e da Prefeitura para definir as ações prioritárias que serão desenvolvidas no meio rural no segundo semestre deste ano.
Participaram do encontro a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), o chefe do escritório local da Emater, Evaldo Voss, os engenheiros agrônomos Samuel Rutz e Evaldo Voss, a extensionista social Neiva Borges, o técnico agrícola Felipe de Lima e a secretária de Desenvolvimento Rural e Turismo, Letícia Santos.
A reunião teve como foco o fortalecimento do planejamento integrado entre as instituições, visando otimizar recursos e garantir resultados mais efetivos para os produtores locais. Entre os eixos definidos como prioritários estão o incentivo e apoio técnico à produção de olerícolas, morango, figo, pêssego, milho e grãos, além do fortalecimento da apicultura, abastecimento local, manejo e correção de solos, reservação de água e estímulo às agroindústrias familiares.
Para a vice-prefeita, “as ações planejadas são fundamentais para fortalecer a agricultura familiar e garantir o desenvolvimento sustentável no campo”.
Voss destacou a importância da parceria. “O trabalho conjunto com a SMDRT potencializa o alcance da extensão rural, permitindo maior eficiência nas ações técnicas e sociais”.
Já a secretária Letícia ressaltou que a união de esforços é essencial para atender as demandas da comunidade rural. “Estamos organizando um segundo semestre com foco no produtor rural, com ações coordenadas que atendem às necessidades das comunidades e promovem o crescimento do setor produtivo local”, afirmou.