O município de Morro Redondo passará a executar, pela primeira vez, um Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal, regulamentado em lei. A iniciativa será viabilizada com recursos de R$ 100 mil, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), solicitada pela bancada do PSDB local. O valor foi garantido ainda em 2024, e a assinatura para implementação ocorreu nesta segunda-feira (11), junto à Secretaria de Assistência Social do Estado.
A prefeita em exercício, Angelica Boettge dos Santos (PSDB), celebrou o marco para o município. “É uma alegria participar deste momento histórico para Morro Redondo, com a implantação do PAA Municipal. Agradeço ao governador Eduardo Leite, ao secretário Beto Fantinel e, em especial, ao nosso deputado Pedro Pereira, que atendeu à solicitação da bancada do PSDB e destinou este recurso tão importante. Este programa vai fortalecer a agricultura familiar, gerar renda e levar alimentos de qualidade para a nossa comunidade”, afirmou.
O PAA Municipal tem como objetivo fortalecer a produção local, assegurando renda aos agricultores e fornecendo alimentos frescos e de qualidade à população.
A secretária de Desenvolvimento Rural e Turismo, Letícia Santos, também destacou a relevância do projeto. “O PAA é, sem dúvida, uma grande ferramenta para o escoamento da produção dos nossos produtores rurais da agricultura familiar, garantindo renda e incentivando a permanência das famílias no campo”, disse, agradecendo ao deputado pelo atendimento à demanda das lideranças locais.
O vereador Tiago Porto (PSDB) ressaltou a importância da conquista. “É uma honra ir a Porto Alegre, junto à bancada do PSDB de Morro Redondo, para a assinatura de um recurso referente ao PAA, que irá beneficiar tanto os nossos produtores quanto as famílias em situação de vulnerabilidade do município. Agradeço ao deputado Pedro Pereira pela destinação deste recurso tão importante”.
A vereadora Vivian Thiel Rickes Rosa (PSDB) também manifestou gratidão. “Apoio e incentivo como este, para viabilizar recursos destinados à compra de alimentos, beneficiam diretamente a agricultura familiar. É fundamental para que as famílias e os jovens permaneçam em suas propriedades e, ao mesmo tempo, garante produtos saudáveis e nutritivos às famílias do município”, ressaltou.
O PAA Municipal foi incluído no Plano Plurianual de 2025 (PPA), o que permitirá receber incentivos, como emendas parlamentares, que poderão ser executadas diretamente pelo município, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) e do grupo gestor.
Em breve, serão divulgadas informações sobre a execução do programa, tanto para as famílias beneficiadas quanto para os produtores interessados em fornecer seus produtos.