Trinta e dois jovens de Morro Redondo participaram, nesta quinta-feira (21), da primeira etapa de seleção para incorporação ao Exército Brasileiro em 2026. O processo foi conduzido pelo 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), de Jaguarão, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.
A seleção contou com a presença do capitão Gabriel dos Santos Pereira, presidente da comissão de seleção de Morro Redondo, da responsável pela Junta Militar, Fabiana Rodrigues, e de demais integrantes do regimento.
Segundo Pereira, a avaliação inicial incluiu apresentação pessoal, inspeção de saúde — para identificar doenças incuráveis, tratamentos prolongados ou sequelas que impeçam atividades físicas —, coleta de medidas corporais, inspeção odontológica e entrevista social. Para os casos em que o jovem é responsável pelo sustento da família, foram exigidos documentos e laudos comprobatórios.
Dez convocados não compareceram e passaram à condição de refratários, o que exigirá refazer todo o processo de alistamento em 2026. Entre os presentes, 28 jovens foram considerados aptos e seguirão para a seleção complementar em janeiro do próximo ano. Outros quatro foram dispensados do serviço militar.
Durante o processo, o delegado do Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) de Bagé, Oto Roberto Plentz Filho, realizou visita técnica à Junta de Serviço Militar do município.