A aula inaugural dos cursos de pedreiro e de rotinas administrativas foi realizada, na quarta-feira (20), em Morro Redondo. As formações são oferecidas pelo Programa RS Qualificação, por meio de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP).
O ato contou com a presença da vice-prefeita, Angelica Boettge dos Santos (PSDB); da coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Silvia Klumb; do coordenador pedagógico do Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Pelotas, Ricardo Luiz Nogueira Leite; do coordenador técnico de educação profissional, Gerson Cantarelli Alonso; do instrutor de construção civil, Vagner Ávila; do instrutor administrativo, Willian Botelho; e do assessor especial da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Neviton Nornberg (Nevinho).
O curso de pedreiro, com carga de 80 horas, será ministrado no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. Já o curso de rotinas administrativas, com 60 horas, será realizado no Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, com 15 participantes em cada turma.
Para Silvia, as qualificações são fundamentais para o mercado de trabalho. “Os cursos oferecem formação direcionada, abrem portas para empregabilidade e permitem atualização contínua, em um cenário em constante mudança e competitivo”, afirmou a coordenadora do Cras.
A vice-prefeita destacou o apoio do governo estadual e agradeceu às lideranças envolvidas. “Quero expressar minha satisfação com o governador Eduardo Leite (PSD) pelas oportunidades que têm chegado aos municípios através destes programas. Meu agradecimento especial ao secretário da STDP, Gilmar Sossella; ao Nevinho, que o representou tão bem nesta reunião; à ex-vereadora Letícia Santos, que ainda em seu mandato buscou a carta de intenção para o programa; à coordenadora do Cras, por aceitar desenvolver e cuidar destes projetos; e ao Matheus Muller, pelo empenho e excelência no trabalho que presta. Sem a dedicação de todos, não seria possível oferecer estes cursos à nossa comunidade. Desejo a cada participante um excelente curso, que seja proveitoso e transformador”, ressaltou Angelica.