Na tarde de domingo (17) foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha de Morro Redondo com a chegada da Centelha por intermédio dos cavalarianos e cavalarianas do CTG Cancela Grande que percorreram diversas localidades desde a última sexta-feira (12) e foram recebidos pelas prendas e peão titulados, demais integrantes, familiares e autoridades locais em frente ao Galpão Cultural do CTG localizado ao lado do Centro de Eventos Valdino Krause.
A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), falou do sonho de ver uma cavalgada deste tamanho, destacando a cada um que se esforçou para estar junto desse grupo, a patronagem e todo grupo que colaborou. “Importante o apoio que nós da prefeitura damos a esta entidade, também cita emenda de R$100 mil obtida junto ao deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), conseguida pela bancada no município por intermédio da vereadora Vivian Rickes Rosa e da ex-vereadora Letícia Santos. Agora temos o ingresso do vereador Tiago Oliveira (PSDB) e juntamente com a secretária de desenvolvimento rural e turismo, Letícia que apoiaram com pagamento de exames para os cavalarianos fazerem em seus cavalos, para que todos que pudessem participar deste ato”. Agradeceu ainda o técnico agropecuário chefe do setor administrativo, Felipe Novak da SMDRT e a veterinária Carolina Mohnsan pelo apoio. Enfim, “nosso trabalho é apoiar sempre para que essa chama se mantenha viva”.
Patrão da Campeira, Vitor Ludtke, agradeceu aos 41 cavalarianos que participaram, a turma que deu suporte no apoio e na cozinha no ato de busca da chama crioula.
O atual patrão, Edo Elmar Ropke em seu discurso, citou o apoio da Prefeitura ao CTG, seja para as invernadas e a Semana Farroupilha, expressou, importância de ter recebido emenda do deputado Pedro Pereira onde está em andamento a construção de um prédio anexo na sede lá do Passo do Valdez, e ainda reforma do antigo prédio. Destacou o recurso conseguido pelo vereador Tiago e a secretária Letícia para os exames que dão segurança para entidade realizar o desfile de 20 de setembro. “De forma especial, fica o meu reconhecimento as famílias que ajudaram nos almoços e jantas na cavalgada, aos ex-Patrões presentes, as prendas e peão titulados, além das diversas crianças que participaram deste momento”.
A secretária de desenvolvimento rural e turismo, Letícia Santos, pontua, “todo o trabalho da SMDRT neste processo árduo para que pudéssemos de forma histórica junto ao vereador Tiago, veterinária Carol e Poder Executivo, prefeito e vice-prefeita, oportunizamos este momento aos nossos gaúchos e gaúchas. Parabéns CTG Cancela Grande por manter viva a nossa cultura e a nossa tradição e por uma das maiores cavalgadas da sua história”.
Programação prossegue no largo do Centro de Eventos Valdino Krause:
Segunda-feira (15) Culto Crioulo 19h30 e apresentação das invernadas visitantes a partir das 20h30;
Terça-feira (16) Apresentação de invernadas do CTG Cancela Grande a partir das 20h e após apresentação de invernadas visitantes;
Quarta-feira (17) Oficinas culturais e mostras folclóricas a partir das 19h30;
Quinta-feira (18) Apresentação das invernadas e dança de salão a partir das 19h30;
Sexta-feira (19) Noite cultural a partir das 19h30;
Lembrando que todas as noites de ronda de 14 a 19 a partir das 20h será servido caldo. Já as Invernadas que quiserem se apresentar durante a semana farroupilha podem entrar em contato pelo telefone (53)981132354.
Sábado (20) Desfile de Cavalarianos com saída 9h das Conservas Neumann, 11h Solenidade de recepção dos cavalarianos, almoço a partir das 11h30 com o seguinte cardápio, churrasco de rês, galeto e porco, saladas batata e verdes variadas, arroz, feijão e farofa, com vendas antecipadas do almoço até o dia (19) às 12h, sendo R$ 35,00 a partir de 12 anos, via pix do CTG, chave CNPJ 88993399000108, após enviar comprovante para (53)984278693. Shows 13h com Cristiano Vieira e as 17h Banda Estação Mil.