Representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) visitaram a Prefeitura e o Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt (Hoema) de Morro Redondo, nesta sexta-feira (5), para apresentar o trabalho da equipe da Cuidativa, do Centro Regional de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina. Participaram da reunião o prefeito Rui Brizolara (UB), a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), a secretária de Saúde e Assistência Social, Silvia Wahast Islabão, a coordenadora de Atenção Básica, Fabiana Ferraz, e os membros da equipe, Vinícius Molina e Mara Barbosa, além da diretora do Hoema, Elisa Arndt. Pela UFPel, participaram o membro da equipe de gestão do projeto, Fabiano Fritzen; o psicólogo Lincoln Ribeiro; e a enfermeira Sara Lopes.
O grupo apresentou as equipes matriciais de cuidados paliativos, instituídas pela Política Nacional criada em maio de 2024. Eles destacaram que o trabalho é realizado com oferta de atendimento via telessaúde pelos profissionais da rede de serviços, composta por duas equipes em Pelotas. Os agendamentos são solicitados pelos profissionais de Morro Redondo, seja por médicos ou enfermeiros.
O serviço de cuidados paliativos é direcionado aos pacientes que sofrem de alguma doença que impacta sua vida, seja crônica ou oncológica (câncer). “Para o paciente que está em tratamento e se encontra em situação de fragilidade, atuamos no manejo desses casos nos aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais, com atendimento amplo envolvendo todas as faixas etárias”, explicou Fritzen.
Em seguida, a equipe da Cuidativa realizou uma visita técnica ao Hoema a fim de conhecer a estrutura e os serviços da instituição. A coordenação da Atenção Básica acompanhou o encontro.
Segundo a Secretaria de Saúde e Assistência Social, a visita foi organizada com o objetivo de fortalecer o cuidado e ampliar o acesso às políticas públicas em saúde. Para a população morro-redondense, foi uma oportunidade única de conhecer o programa, compreender seu impacto na saúde e fortalecer o cuidado com as pessoas que mais precisam.
O encontro também contou com uma capacitação destinada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e com um momento de diálogo junto à comunidade.









