O Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt (Hoema) reinaugurou, na segunda-feira (8), a cruz que simboliza a entidade e celebrou os 68 anos de funcionamento. A peça original, construída no ano 2000, havia tombado em agosto de 2024 após ser atingida por um caminhão. A reconstrução foi possível graças a doações da comunidade, parte do seguro da transportadora envolvida no acidente e ao trabalho da administração.
A nova cruz foi reerguida com participação direta de Luiz Fernando Neumann, que preservava os desenhos da estrutura original; do artista Catari da Silva, responsável pela modelagem em madeira; e dos funcionários Everton Scherdien, Gustavo Vidart e Claudinei Piske, que executaram a obra.
O ato contou com bênçãos de representantes religiosos: o padre Quefren Nabuco, da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim; o pastor Jorge Pimentel, da Assembleia de Deus; e o ministro Tiago Zang, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
O presidente do hospital, Altair Faes, destacou o significado da cruz para a instituição. “Esta marca da cruz sempre esteve presente, o que nos fortalece para superar as dificuldades. É um símbolo de fé e do amor desta casa de saúde”, afirmou.
O prefeito Rui Brizolara (UB) enfatizou o papel essencial da instituição. “O hospital é muito importante porque necessita, a cada dia, de inúmeros recursos, como os custos de um plantão. O que seria da nossa população sem esse hospital, onde recebem o primeiro atendimento?”, disse. Ele afirmou desejar que o município volte a contar com internações pelo SUS e agradeceu parlamentares que destinam recursos.
A vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB) e presidente do Rotary Club de Morro Redondo disse esperar que a reinauguração represente “um recomeço de união que vise ao fortalecimento da instituição”.
A secretária de Saúde e Assistência Social, Silvia Wahast Islabão, parabenizou a direção e ressaltou a importância de manter o hospital acolhedor, reforçando a parceria por melhorias.
Homenagens e anúncios
A solenidade também marcou o descerramento da placa da sala de raio-X, nomeada em homenagem a Altair Delfino da Rocha Faes, reconhecido pela contribuição à manutenção da entidade.
O presidente do Hoema concedeu ainda homenagens a seus pais, Albano Eduardo Faes (in memoriam) e Vicentina da Rocha Faes, que dão nome a duas alas da enfermaria. “Devido ao reconhecimento da dedicação e do trabalho deles, que foram meu alicerce e suporte para que eu chegasse à vida profissional até hoje”, afirmou.
Aproveitando a celebração de aniversário, Faes anunciou que o hospital iniciará internações particulares a partir de 10 de janeiro de 2026, sob responsabilidade do novo diretor técnico, o médico Vinicius Alano, que assume em 2 de janeiro. Ele reforçou ainda que mantém tratativas com o governo do Estado para retomar internações via Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento reuniu profissionais do Hoema, como a analista de Relações Humanas Aline Winter e a diretora administrativa e financeira Elisa Arndt, além de funcionários, colaboradores, o assessor do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), Diego Knorr, o assessor do deputado estadual Dr. Thiago Duarte (UB), Alexandre Rosa, o vereador pelotense Rafael Amaral (PP), que representou o deputado federal Afonso Hamm (PP), além de integrantes da Brigada Militar e membros da comunidade.









