A abertura do Carnaval de Morro Redondo 2026 foi realizada na segunda-feira (16), com desfile do Bloco Carnavalesco Vaquinha Tiririca e apresentações musicais no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, reunindo público e apoiadores ao longo da programação.
O desfile percorreu o trajeto da Comercial Agropecuária Princesa até o Centro Cultural, com muita empolgação, ao som de músicas autorais e de canções tradicionais que marcam o carnaval. Na sequência, ocorreram shows do Bloco Vó Ernestina, da Associação Quilombola, e da Banda O Sapatinho, que animaram o público, com sonorização da Styllus, de Morro Redondo.
O Carnaval conta com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, por meio de recursos oriundos de emendas impositivas das vereadoras Vivian Rickes Rosa (PSDB) e Maria Augustina Ludtke Tininha (UB) e do vereador Maicon Vega (UB), além da Prefeitura Municipal e de empresas apoiadoras e patrocinadoras do evento.
Integram a comissão organizadora os vereadores citados, representantes dos blocos Vaquinha Tiririca e Vó Ernestina, a chefe de núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sabrina Waltzer, e o Museu Histórico de Morro Redondo.
Também apoiam o carnaval o Supermercado Campino; Cerealista Bender; Citral Alimentos; GB Conservas; Padaria Sabor e Pães; Posto Gaúcho; Leandro Lanches; Republic 88; Comercial Agropecuária Princesa; C & M Studio Car; e o Museu Histórico de Morro Redondo.
Outro apoiador do carnaval de rua é Jonas Rockembach, que cede a “vaca” de treino de rodeio para o desfile do Bloco Carnavalesco Vaquinha Tiririca. O grupo Crochê Solidário confeccionou adereços para a decoração com materiais já produzidos, como quadradinhos de crochê, além de tiras de retalhos provenientes do FabLab.
Durante o desfile, houve ainda apoio de servidores das secretarias municipais de Obras, Urbanismo e Trânsito; Educação, Cultura e Desporto; Desenvolvimento Rural e Turismo; além da equipe de plantão da ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e da Brigada Militar.
Programação
Quinta-feira (19) – Às 17h, o Museu promove encontro na Praça da Emancipação, com oficina de máscaras carnavalescas para crianças. Após, haverá mini desfile até a Placa de Carnaval, onde será contada a história do carnaval de Morro Redondo.
Sábado (21) – Às 20h, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, ocorre o show de abertura com Juntô Deu Nisso, com o convidado Tiago Fonseca. Na sequência, apresentam-se Amâncio Jorge e Banda e, após, o DJ Henrique Vaz.
Domingo (22) – Na Associação Quilombola Vó Ernestina, será realizada a Gira Cultural, com apresentações do Choro Regional “Toinha” e da Banda Vó Ernestina, além de oficinas, como a de Produção Cultural, e feira criativa. O evento contará com a presença de representantes do setor para discutir questões ligadas à cultura nos âmbitos federal, estadual e municipal, além de exposição de artesanato. Ao meio-dia, haverá almoço e, à tarde, participação de grupos musicais de Pelotas e roda de capoeira com o Instituto de Capoeira Angola (ICA), com o professor Camilo Barbosa, com apoio da UFPel.
Você confere galeria de fotos neste link https://www.jornaltradicao.com.br/galerias/carnaval-de-morro-redondo/









