A Prefeitura de Morro Redondo, por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, Urbanismo e Trânsito, informa o cronograma da coleta de lixo seco e de vidro na zona rural referente ao mês de outubro.
Os órgãos ressaltam que a coleta dos resíduos sólidos no roteiro de cada região do município será realizada apenas nas propriedades cujos contribuintes estiverem com a taxa devidamente paga referente ao ano de 2026.
A taxa de resíduos sólidos é fixada em 20% do Valor de Referência Municipal (VRM), totalizando R$ 77,26 ao ano. Famílias ou pessoas residentes em unidades habitacionais autônomas incluídas na cobrança e que sejam beneficiárias de programas federais de transferência de renda vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico), aposentados e pensionistas com renda familiar média de até um salário mínimo nacional, além de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), terão desconto de 50% no valor da taxa. A renda familiar média será calculada pela soma dos rendimentos de todos os integrantes da família, dividida pelo número total de moradores.
O desconto deve ser solicitado por meio de protocolo no site da Prefeitura, onde o contribuinte deverá anexar documento de identidade, CPF, comprovantes de inscrição no Cadastro Único e de recebimento do benefício.
Após o pagamento da taxa, será fornecida uma identificação, que deverá ser fixada em local visível da propriedade, como lixeira, portão de acesso ou poste padrão de energia elétrica. O arquivo contém imagem alusiva à coleta de resíduos sólidos de 2026 e o nome do contribuinte.
Confira o roteiro completo:
1º/10 – São Domingos, Cachoeira, Rincão da Caneleira e VRS-802;
6/10 – Santa Bernardina, Campestre, São Pedro, Corredor do Tuti, Corredor do Gilvan e Corredor do CTG;
8/10 – Estrada principal do Santo Amor, Corredor da Idolésia, Passo do Valdez, Corredor dos Cruz, Corredor das Figueirinhas e Corredor da Estiva;
13/10 – Capela da Buena;
15/10 – Bom Pastor, Cerro da Buena, Estrada da Costa, Passo do Vieira e Afonso Pena;
20/10 – Colorado e Reserva;
22/10 – São Domingos, Cachoeira, Rincão da Caneleira e VRS-802;
27/10 – Santa Bernardina, Campestre, São Pedro, Corredor do Tuti, Corredor do Gilvan e Corredor do CTG;
29/10 – Estrada principal do Santo Amor, Corredor da Idolésia, Passo do Valdez, Corredor dos Cruz, Corredor das Figueirinhas e Corredor da Estiva.









