Na terça-feira (21), foi realizada a solenidade de formatura de 132 alunos das turmas de 5º e 7º ano do município no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD).
Os estudantes são das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Alberto Cunha, José Pinto Martins e do Colégio Estadual Nosso Senhor Bonfim. O projeto é desenvolvido no município através da parceria da Brigada Militar com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
O PROERD foi realizado ao longo deste semestre, contemplando 274 alunos no total, sendo ministrado através do Soldado Francisco Andrade de Moura para oito turmas. Nas aulas, falou-se sobre temas como drogas, álcool, bullying, dentre outros, tendo como objetivo atuar na prevenção do uso das substâncias por parte de crianças e adolescentes.
Conforme a Brigada Militar, busca-se desenvolver capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastados das substâncias psicoativas e da violência, ajudando a desenvolver a autoestima do aluno, preparando-o a resistir às pressões diretas e indiretas que poderão lhe influenciar ao experimento das drogas, bem como ajudá-las a tomar decisões corretas de forma a refletir nas consequências de suas escolhas.
O comandante da Quarta Companhia do 4º Batalhão de Policia Militar (4º BPM), Capitão Pablo Laco Madruga, agradeceu aos instrutores, que segundo ele levaram os ensinamentos nas escolas sobre prevenção do uso de drogas indevidas e ilícitas assim como violência no ambiente escolar.
“Os formandos são as nossas sementes do futuro. Para termos uma sociedade mais justa e livre do uso de drogas e da violência, todos serão aliados da Brigada Militar. Nós vamos contar com apoio de vocês, apliquem os ensinamentos vistos em sala de aula, quando tiverem que fazer a escolha certa já saberão o que fazer com decisão segura e se lembrarem do soldado Andrade para se tornarem cidadãos responsáveis dentro dos princípios ‘digam não as drogas’, sendo multiplicadores dentro de suas casas para o mundo”, disse.
O prefeito Rui Brizolara (União) parabenizou os pais por estarem apoiando os filhos, que dão importância para a formatura. “Agradeço a Brigada Militar por realizar este trabalho importantíssimo que é fundamental na adolescência e que saibam dizer não às drogas e sim à vida. Droga não destrói somente o ser humano, mas sim uma família inteira. Que repassem estes aprendizados para os familiares e amigos e consigam sempre não entrar nesta. O prefeito agradeceu ainda aos professores que se engajaram neste projeto sendo parceiros”.
Os alunos de cada turma receberam certificado pela participação no PROERD. Cada um realizou uma redação, na qual o aluno com destaque de cada turma recebeu medalha e um presente. Da Escola Alberto Cunha, a escolhida foi da turma 51, Maria Eduarda; da turma 52, o escolhido foi Renan de Melo da Silva. Também foram selecionados estudantes da Escola José Pinto Martins, Maria Julia Ribeiro Leal, e do Colégio Bonfim, Maria Hortênsia de Vasconcelos Vieira. A melhor redação foi de Eduarda Porto Moreira, do 5º ano da Escola José Pinto Martins.
Também participaram do ato solene, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcio Zanetti (União); secretário de Educação, Cultura e Desporto, Anderson Güths (Teko), sargento Ubiratan Terra Portela; comandante da Brigada Militar de Morro Redondo, tenente Carlos Ricardo Volz Muller, comandante do 1º e 2º Pelotão da 4ª Companhia, mascote do Proerd, Deren, soldado Rodrigo Miranda da Brigada Militar de Canguçu, banda de música da Brigada Militar do CRPO SUL, equipe diretiva das escolas, familiares e amigos.
Mais fotos neste link https://www.jornaltradicao.com.br/morro-redondo/educacao/morro-redondo-proerd-realiza-formatura-de-alunos-das-turmas-do-5o-e-7o-ano-do-ensino-fundamental/