As obras de revitalização da Praça 12 de Maio continuam em Morro Redondo. O palco antigo ganhará espaço para um novo, com cobertura, acessibilidade, altar da pátria e espaço de dança. O projeto do novo espaço foi inspirado nos morros do município, já o local de dança ganhará forma dos “retalhos das vovós”.
A praça já vem recebendo melhorias desde o ano passado, com construção de um quiosque, que será usado para representar o Patrimônio Imaterial do Saber Fazer Doceiro, com espaços para a produção de doce no tacho, pães e cucas, e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde também será contada a história do município e um letreiro com “Eu Amo Morro Redondo”.
Para as obras, serão suprimidas duas árvores, sendo uma exótica e uma nativa, sendo compensada pela compra e plantio de 30 árvores nativas com altura mínima de 1,60 metro.
O prefeito Rui Brizolara (UB) e a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) ressaltam a importância das obras para o município. “Queremos proporcionar à população lugares de qualidade, iluminados, seguros e confortáveis. Fazer com que possam usar os espaços públicos, tanto ao dia quanto pela noite. A praça fica no coração da cidade, sendo usada pelos moradores, além de fomentar o comércio ao seu redor. Que essa ação, entre outras que estão sendo planejadas, possa ainda mais proporcionar renda, lazer e memórias afetivas aos moradores e a quem visita nossa cidade”.
Os recursos investidos na primeira fase do projeto giram em torno de R$ 200 mil, entre emendas livres, destinadas à infraestrutura, emendas impositivas de vereadores e recursos próprios. A segunda fase já está em planejamento, com revitalização de toda a iluminação, quadra esportiva, pergolado com telhado verde, chimarródromo, arquibancada verde e deck suspenso.