Foi realizado, entre segunda (19) e quinta-feira (22), o curso de Introdução a Costura na Igreja Pentecostal do Evangelho Internacional, no Açoita Cavalo, em Morro Redondo. A iniciativa ocorreu por meio de parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Prefeitura de Morro Redondo.
Conforme a instrutora Maíse Pinheiro, participaram oito mulheres. Ela destacou que a importância econômica do curso se estende além da produção, atingindo também a satisfação pessoal de quem participa por aprender a criar e produzir.
Durante a capacitação, foi abordado o vocabulário específico relativo à atividade, máquina com reconhecimento das peças, regulagem, limpeza, lubrificação, manejo, enchimento e fixação da bobina, equipamentos, ferramentas e instrumentos necessários à prática, medidas com reconhecimento e uso da fita métrica, características dos tecidos e acabamentos. Por fim, foram aprendidos conceitos relacionados aos aspectos de saúde, segurança e cuidados com o meio ambiente no trabalho.
Foram utilizadas máquinas de costura do FabLab e do Cras, com o uso de roupas e tecidos usados, para a confecção diversas peças, como roupas para cães, necessaire, bolsas e puxa saco.
As participantes apontaram como aspecto positivo do curso a convivência em grupo, que aumenta os laços de amizades. Esperam pela continuidade da iniciativa para se aperfeiçoarem cada vez mais neste ramo.
A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) parabeniza a participação de todas as alunas no curso, agradece ao Senar e à professora pela dedicação e comprometimento, aos funcionários que cuidam para que a ação ocorra de maneira satisfatória e, de forma especial, a Igreja por ter cedido o local para realização da atividade.