Um curso teórico e prático de operador de retroescavadeira foi promovido pela Prefeitura de Morro Redondo entre segunda (19) e quinta-feira (23). A ação foi organizada por intermédio de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Pelotas, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Prefeitura. O curso foi ministrado por Mateus Pinheiro, com carga horária de 40h aula e contou com oito participantes.
Conforme Pinheiro, foram trabalhadas noções de segurança do trabalho, Código de Trânsito Brasileiro, identificação dos componentes da retroescavadeira, sistema de filtragem de ar, de combustível, de lubrificação, refrigeração e elétrico, sistema de direção e sistema hidráulico, operação com o carregador frontal no fechamento de valos, utilização da régua de nível, nivelamento de terrenos, utilização de marcha e rotações, tipos de caçambas, carregamento do solo, transporte de canos de cimento, operação com o carregador traseiro.
Segundo o instrutor, foram executados serviços em abertura de valos para colocação de canos, abertura de valos para drenagem e escoamento de água, dentre outros.
Para os participantes, a realização do curso gratuito deu oportunidades para quem não tem condições financeiras, além de abrir portas para o mercado de trabalho.