Cinco famílias quilombolas de Morro Redondo foram beneficiadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). A assinatura dos contratos ocorreu nesta quarta-feira (9). O valor totaliza R$ 57,5 mil e foi viabilizado por meio do Programa Agrofamília, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), voltado a comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul.
O ato contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Letícia Santos; do chefe do escritório municipal da Emater, engenheiro agrônomo Evaldo Voss; dos engenheiros agrônomos Samuel Rutz e Patric Medeiros; da extensionista social Neiva Borges; do assessor parlamentar do deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União Brasil), Alexandre Rosa; do diretor da SDR, Aníbal Ribas; além das famílias contempladas.
Segundo Voss, o financiamento deve gerar renda e fortalecer as atividades já desenvolvidas pelas famílias, como panificação, bovinocultura de leite, olericultura, prestação de serviços e agroindústria.
A secretária Letícia agradeceu o apoio técnico da equipe da Emater, do governo do Estado e da SDR, e parabenizou as famílias beneficiadas. “Desejo que essas novas aquisições gerem grandes ganhos para todos”, disse.
Por sua vez, Rosa ressaltou a importância do programa, especialmente para as comunidades quilombolas, ao possibilitar a compra de equipamentos e insumos necessários para ampliar a produção. “Vou levar estes documentos pessoalmente à SDR para que o crédito seja liberado o mais rápido possível”, afirmou. Ele atua diretamente nos municípios da região Sul, com apoio do diretor da SDR.
Como funciona o programa
Cada família beneficiada contará com 80% de rebate sobre o valor de cada parcela. O prazo prevê três anos de carência e pagamento em cinco anos, com parcelas anuais a partir de 2029.
As assinaturas serão encaminhadas à SDR, que repassará os contratos ao Badesul. Em seguida, será emitida a autorização de compras, com acompanhamento da extensionista social da Emater.