Foi realizado entre segunda (7) e terça-feira (8), em Morro Redondo, o curso Manejo do Solo e sua Fertilidade – Plantio Direto. A capacitação ocorreu no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause e foi ministrada pelo instrutor Renato Barreto Hoffmann.
A atividade contou com 13 participantes, por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Prefeitura de Morro Redondo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT), o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e o Sindicato Rural de Pelotas.
Segundo Hoffmann, o objetivo do curso é ensinar técnicas de manejo do solo que contribuam para otimizar a produção agrícola, com foco no sistema de plantio direto. A prática prioriza a cobertura permanente do solo e o mínimo revolvimento, buscando sustentabilidade econômica e ambiental.
Entre os temas abordados estiveram sistemas de cultivo, coleta de amostras, avaliação da fertilidade, manejo da água, controle de plantas daninhas e pragas, agricultura de precisão e rotação de culturas.
No módulo sobre sistemas de cultivo, foram apresentadas técnicas de coleta de amostras de solo para análise. A avaliação da fertilidade incluiu aspectos químicos e físicos, com foco em identificar necessidades de correção e adubação.
O curso também tratou de técnicas para manejo de água no solo, uso de irrigação e manejo integrado de plantas daninhas e pragas, com práticas que buscam reduzir o uso de produtos químicos. Ferramentas de agricultura de precisão e a importância da rotação de culturas também foram discutidas.
O vereador Tiago Porto (PSDB) destacou a parceria com o Senar, o gabinete da vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) e demais apoiadores. Ele ressaltou que o Senar, além dos cursos, tem levado assistência técnica direta às propriedades. Porto parabenizou os participantes e afirmou que ouviu relatos positivos sobre o aprendizado adquirido.