O Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras, Urbanismo e Trânsito de Morro Redondo divulgaram, nesta terça-feira (28), o cronograma da coleta de lixo seco e de vidro na zona rural para o mês de novembro. Os órgãos alertam que somente serão recolhidos os resíduos sólidos dos contribuintes que estiverem com a taxa de coleta devidamente paga.
O valor da taxa de resíduos sólidos é fixado em 20% do Valor de Referência Municipal (VRM), o que corresponde a R$ 73,98 por ano. Famílias ou pessoas residentes em unidades habitacionais autônomas abrangidas pela cobrança e que sejam beneficiárias de programas federais de transferência de renda vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico), aposentados e pensionistas com renda familiar média de até um salário mínimo nacional e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão desconto de 50% no pagamento.
A renda familiar média será calculada pela soma dos rendimentos de todos os integrantes da família, dividida pelo número total de moradores do domicílio.
O pedido de desconto deverá ser feito por meio de protocolo no site oficial da Prefeitura, com o envio dos seguintes documentos: documento de identidade; CPF; e comprovante de inscrição e recebimento do benefício.
Após o pagamento da taxa, será fornecida uma identificação que deverá ser colocada em local visível na propriedade — como lixeira, portão de acesso ou poste padrão de energia elétrica.
O selo conterá imagem alusiva à coleta de resíduos sólidos de 2025 e o nome do contribuinte.
Confira o roteiro abaixo:
4/11 – Bom Pastor, Cerro da Buena, Estrada da Costa, Passo do Vieira e Afonso Pena;
6/11 – Colorado e Reserva;
11/11 – São Domingos, Cachoeira, Rincão da Caneleira e VRS 802;
13/1 – Santa Bernardina, Campestre, São Pedro, Corredor do Tuti, Corredor do Gilvan e Corredor do CTG;
18/11 – Estrada principal do Santo Amor, Corredor da Idolésia, Passo do Valdez, Corredor dos Cruz, Corredor das Figueirinhas e Corredor da Estiva;
25/11 – Capela da Buena;
27/11 – Bom Pastor, Cerro da Buena, Estrada da Costa, Passo do Vieira e Afonso Pena.









