A 1ª Feira Livre da Agricultura Familiar de Morro Redondo foi aberta no domingo (26), na Praça 12 de Maio. O evento ofereceu espaço para a comercialização de produtos coloniais, artesanato e gastronomia local, valorizando o trabalho dos agricultores e artesãos do município.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT), com apoio da Emater/RS-Ascar, Vigilância Sanitária, Núcleo de Cultura Municipal e das associações de produtores e de turismo.
Participaram da abertura a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB); a secretária de Desenvolvimento Rural e Turismo, Letícia Santos; o pesquisador da Embrapa e representante da chefia, Eberson Eicholz; a secretária de Saúde e Assistência Social, Sílvia Wahast Islabão; o secretário de Obras, Urbanismo e Trânsito, Fabrício Zanetti; e os vereadores Maico Vega (UB), Tiago Porto (PSDB) e Vivian Rickes Rosa (PSDB).
Também estiveram presentes a Corte Municipal, composta pela rainha Jemima Müller Ewald e as princesas Allana Damasceno Britzius e Manuelli Oliveira Rockenbach; o patrão do CTG Cancela Grande, Edo Ropke, acompanhado das prendas; a chefe do Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e vice-presidente da Associação Amigos da Cultura, Sabrina Waltzer; a presidente da Associação Amigos da Cultura, museóloga Kamile Müller; o presidente da Associação de Empreendedores de Turismo (AETMORE), Albio Bunilha; e a gerente de negócios do Sicredi Morro Redondo, Denisia Vieira.
Eicholz parabenizou a SMDRT pela realização da feira. O representante da Embrapa destacou que a instituição possui uma unidade na Cascata voltada à agricultura familiar e agroecologia e convidou o público para uma feira que ocorrerá no fim do ano. “No próximo ano, o evento do arroz também contará com a presença da agricultura familiar”, adiantou.
A vereadora Vivian lembrou que, em 2023, juntamente com a ex-vereadora Letícia, propuseram um projeto de lei visando à realização das feiras livres no município. “Importante este pontapé inicial, oportunizado pela SMDRT junto ao poder Executivo e Legislativo, que proporcionam a venda de produtos coloniais e artesanato”.
Por sua vez, a secretária Letícia agradeceu o apoio da Embrapa e da Emater nas ações do município. “Dia histórico, em que passamos a ter um olhar mais focado na Agricultura Familiar e, principalmente, para que eles possam ter boas vendas. Nós temos grande demanda que chega à secretaria para comercializar e escoar suas produções. Hoje temos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) federal, que está parado, mas instituímos de forma histórica o PAA Municipal, que chega com emenda de R$ 100 mil do deputado estadual Pedro Pereira (PSDB)”, destacou.
Segundo Letícia, as feiras deverão ocorrer uma vez por mês, podendo ser ampliadas conforme a demanda. “Agradeço a toda equipe da SMDRT pelo suporte e a todos os parceiros, que são fundamentais para os eventos que realizamos”, disse.
A vice-prefeita celebrou a realização da feira. “É uma felicidade ver o sonho da feira se concretizando na data de hoje. A parceria com a Embrapa e a Emater se coloca em prática, como nesta feira e também no programa municipal do figo que implantamos recentemente. Destaco a união dos secretários nos eventos, parabenizo a secretária Letícia pela realização deste evento, construído durante estes dez meses do primeiro ano de mandato, e desejo muito sucesso e prosperidade aos nossos agricultores”, afirmou.
O evento contou ainda com apresentação da Banda Municipal da Escola José Pinto Martins, brinquedos infláveis e uma caminhada histórica pelo circuito das placas, organizada pelo Museu de Morro Redondo, que permitiu aos participantes conhecer as memórias e a formação da localidade por meio de quatro painéis instalados ao redor da praça.
Veja a galeria de fotos:https://www.jornaltradicao.com.br/morro-redondo/geral/1a-feira-livre-da-agricultura-familiar-e-aberta-em-morro-redondo/









