No dia 19 de dezembro, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Morro Redondo (Coopamor) assinou convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), no âmbito do programa Desenvolve RS Rural. A iniciativa contemplou a cooperativa com recursos no valor de R$ 200 mil.
Participaram do ato de assinatura o diretor da SDR, Aníbal Ribas, representando o secretário Vilson Covatti; o prefeito Rui Brizolara (UB); a vice-prefeita Angélica Boettge dos Santos (PSDB); a secretária municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT), Letícia Santos; o chefe do escritório municipal da Emater, engenheiro agrônomo Evaldo Voss; o presidente da Coopamor, Mateus Thiel; além de associados da cooperativa.
Para o presidente da Coopamor, Mateus Thiel, o recurso será fundamental para a aquisição de equipamentos e materiais de irrigação destinados a diferentes atividades, como fruticultura, olericultura e forrageiras. “Esse investimento é muito importante para quem vive da agricultura e depende dela. Agradecemos o apoio do Executivo Municipal e da Emater, que estará à frente da elaboração dos projetos”, destacou.
O engenheiro agrônomo da Emater, Samuel Rutz, ressaltou que o recurso destinado à Coopamor, assim como a outras entidades da região, será essencial para estruturar as propriedades rurais diante das estiagens recorrentes, além de promover a tecnificação da produção, o aumento da produtividade e o fortalecimento da cooperativa como entidade organizadora das demandas dos agricultores.
Segundo a secretária da SMDRT, Letícia Santos, o recurso é resultado de um trabalho conjunto. “Buscamos o edital disponível com o apoio do governo estadual para garantir esse incentivo à cooperativa de agricultores familiares. Com a colaboração da Emater na elaboração do projeto e sua aprovação pela SDR, será possível viabilizar melhorias nas propriedades e na qualidade da produção. É com parceria e comprometimento que fortalecemos a agricultura familiar”, afirmou.
O prefeito Rui Brizolara e a vice-prefeita Angélica Boettge dos Santos destacaram que o valor destinado à cooperativa terá impacto significativo para todos os associados. Eles ressaltaram o trabalho da SMDRT em dialogar com os produtores e apresentar as oportunidades oferecidas pelos editais estaduais, além de agradecerem à SDR por contemplar o município em mais um programa.
Conforme as regras do convênio, a Coopamor contará com 80% de subvenção e será responsável pelo pagamento de 20% do valor financiado. O financiamento prevê três anos de carência e pagamento em cinco parcelas. A próxima etapa será a elaboração do projeto técnico por parte da Emater.









