Na última semana, os boletos referentes à taxa de coleta de lixo dos moradores da zona urbana começaram a ser entregues pelos Correios. As guias de pagamento deverão ser quitadas até o dia 30 de junho, com opção de pagamento à vista ou parcelado em até 12 parcelas fixas, com vencimento no último dia de cada mês.
O pagamento pode ser realizado na Lotérica Vitória, localizada junto ao prédio do Jacarandá Shopping, no posto de atendimento do Banrisul ou na Eletrovara. Para quem optar pelo parcelamento, é necessário comparecer à sede da Prefeitura para retirar o carnê no setor de Tributos.
Os valores da taxa variam conforme o tipo de imóvel (residencial ou não residencial), o tamanho da área principal e o Valor de Referência Municipal (VRM).
Famílias ou pessoas residentes em unidades habitacionais autônomas abrangidas pela cobrança da taxa que sejam beneficiárias de programas federais de transferência de renda vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico), aposentados e pensionistas com renda familiar média de até um salário-mínimo nacional, além de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), terão direito a desconto de 50% no pagamento. A renda familiar média será calculada a partir da soma dos rendimentos de todos os integrantes da família, dividida pelo número de pessoas do grupo familiar.
Para solicitar o desconto, o contribuinte deverá protocolar o pedido no site www.morroredondo.rs.gov.br, anexando documento de identidade, CPF do requerente e comprovantes de inscrição e de recebimento do benefício.
A Prefeitura esclarece que a coleta de lixo na área urbana continuará sendo realizada em todas as residências, independentemente do pagamento da taxa. No entanto, o não pagamento implicará no encaminhamento do débito para a dívida ativa do município.









