Nos dias 20 e 21 de novembro foi realizado em Morro Redondo o curso de Transformação Caseira de Produtos de Derivados de Soja através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com Sindicado Rural de Pelotas e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT).
Conforme a instrutora Graziela Napoli, de Porto Alegre, os alunos foram ensinados a trabalhar a soja de forma completa, ou seja, o uso de seus resíduos para diferentes pratos. Sobre os benefícios, ela aponta que o uso da soja ajuda a baixar colesterol, possui bastante fibra para o intestino, e auxilia na redução da temperatura na menopausa, sabendo usar nas devidas proporções conforme as receitas certas de cada produto. Ela destaca ainda que o curso oportuniza uma fonte de renda, habilitando os participantes a produzirem produtos mais saudáveis para o consumo tanto para casa e para venda.
As participantes relataram que o curso foi , não esperávamos que se podia fazer tantos pratos como doces e salgados e muito bem feitos.
Algumas das receitas elaboradas foram: salada de soja, strogonoff de frango com soja, farofa de PTS, almôndega vegetariana, risoto de folhas e talos com carne de soja, leite de soja, souflê de ameixa, pavê, maionese de resíduos de soja, ambrosia, farinha de soja, biscoito de proteína de soja, kinako farinha de soja integral, suco de laranja, morango e mamão, soja tropeira, torta de mandioca, almôndega de soja, pão de resíduo de soja, pão de queijo, aperitivo de soja, bolo formigueiro, palitinho de soja, bolinho de queijo, pão sem glúten, bolo crocante de soja e torta de banana e maça.
“Este era um curso que nós vinhamos pedindo desde o ano passado para o SENAR, tendo em vista a dificuldade que muitas famílias tem com intolerância a lactose e a farinha, muito importante porque poderão ter uma nova fonte de renda, ainda mais hoje que encontramos dificuldade para compra deste produto pronto. O curso veio a somar no município e que tenhamos oportunidade de comprar e de saber como produzir e manusear, além de criar um alimento saudável”, disse a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB).