Nesta quarta-feira (10) no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Morro Redondo (COMDICA) realizou a cerimônia de posse dos cinco conselheiros eleitos: Fatima Cristina Duarte de Duarte, Jessica Kellermann Branco Pinheiro, Daira Vaz Eslabão Milech, Olga Regina Noremberg e Alessandra da Silva Ricardo. Também foram apresentados os cinco suplentes: Salvador Antonio Ludtke, Lauro Nizolli dos Santos, Andreia Gonçalves Dutra Muller, Antoniel Sampaio Ferreira e Juliana Coelho para o quadriênio 2024/2028.
Ana Eliziane Borges de Freitas, presidente do COMDICA, cita a honra de empossar os novos conselheiros. “É um trabalho muito importante para a nossa comunidade, pois envolve crianças e adolescentes, essa faixa etária que nos preocupa muito, por isso o conselho é de auxilio deles para o desenvolvimento de boas atitudes,” ressaltando ainda o apoio do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), CRAS e dos agentes de saúde que auxiliam para que se possa chegar até estas famílias, orientações estas que fazem com que não precise acontecer algo dentro de uma escola e que não aconteçam atos de vandalismo em locais públicos, destacando o trabalho de prevenção que evita consequências futuras, sempre em rede junto da educação e da saúde, além de suporte da prefeitura, Brigada Militar, Câmara de Vereadores com aprovação de leis em prol das crianças e adolescentes, e que contem com apoio do COMDICA sempre.
A presidente também entregou a cada um dos eleitos e suplentes o estatuto da criança e adolescente (ECA) que rege a função do órgão e engloba os direitos e deveres da sociedade em geral.
A secretária de saúde e assistência social Silvia Augusta Wahast Islabão, salientou que é dado por intermédio do conselho, o acolhimento de uma criança para ser encaminhada para algum exame que conta com apoio da secretaria e do Hospital com quem está de plantão 24h por dia. “Trabalho em rede dentro das possibilidades que visa zelar pela criança e adolescente. Desejo que Deus dê discernimento na hora de tomar decisões que precisam ser tomadas em segundos mas sempre estarão amparados pela lei”, frisou.
A primeira secretária da câmara de vereadores Letícia Santos (PSDB) que recentemente atuou também de conselheira destacou, “ter trabalhado com jovens fez mudar a vida, pois é um órgão que tem um poder muito grande de fazer cumprir a lei, hoje temos muitas crianças com deficiência e além do aumento de problemas com crianças e adolescentes mas que com o apoio do conselho a comunidade se fortalece, devido ao trabalho realizado com mérito graças a vários parceiros, por fim que contem com apoio do legislativo”.
A prefeita em exercício, Angelica Boettge dos Santos (PSDB) falou da importância da posse dos conselheiros que são os representantes da comunidade. “É um dia muito especial pois irão cuidar das famílias dos outros, pode-se ajudar uma família a se reconstruir, se fazer cumprir a lei, que vocês trabalhem em colegiado, e que as decisões a serem tomadas sejam sempre com mais de uma opinião”. Boettge reforça que é muito gratificante cuidar das crianças, declaro que o conselho não é só denúncia mas sim de prevenção e suporte contra abusos e atos infracionais.
Os conselheiros tutelares eleitos e suplentes de forma geral, agradeceram os votos de confiança da comunidade e se colocaram à disposição para dar suporte as crianças e adolescentes no que tange os direitos e deveres.
A conselheira tutelar reeleita, Daira Milech, apresentou o balanço das ações realizadas no ano de 2023, e conforme o relatório, foram: 194 atendimentos na sede, 81 visitas domiciliar, 36 ofícios recebidos e respondidos da promotoria ou do disque 100, 11 atendimentos de fichas de alunos infrequentes nas escolas, 12 registros de ocorrência policial com a presença da Brigada Militar, 41 denúncias, além das reuniões na sede semanais, 10 reuniões englobando COMDICA, Saúde e Educação e sete encaminhamentos para o CAPS.
Estiveram presentes no evento, a secretária interina de educação, cultura e desporto Luana Buttow, o vereador Marcio Zanetti (União Brasil), vereador Maico Vega (União Brasil), coordenadora do CRAS interina Maira Furtado, vice presidente do conselho municipal de educação Alessandra Rodeghiero, vice presidente do COMDICA Angenor Almeida, secretária do COMDICA Amanda Timm Rutz, diretora do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim Aline Becker Crisel Tessmer, representando o Comando do Grupamento de Policiamento Militar de Morro Redondo soldado Aloisio Barcelos, representantes do Hospital, da Igreja de Confissão Luterana do Brasil, da Igreja Luterana do Brasil, familiares e amigos.
Demais fotos no link https://www.jornaltradicao.com.br/morro-redondo/geral/conselheiros-tutelares-de-morro-redondo-para-2024-2027-tomam-posse/