Cumprindo agenda em Porto Alegre na segunda-feira (15) e na terça-feira (16), a vice-prefeita e prefeita em exercício Angelica Boettge dos Santos (PSDB) e as vereadoras Letícia Santos (PSDB) e Vivian Thiel Rickes Rosa (PSDB), estiveram em algumas secretarias e departamentos do governo do Estado tratando de projetos, recursos e apoio para ações de Morro Redondo neste primeiro semestre de 2024, visando o desenvolvimento econômico, rural e social.
Casa Civil
Na Casa Civil, o grupo foi recebido pelo chefe de gabinete Mateus Xavier. Entre as principais reivindicações e pedido de atenção com Morro Redondo, as lideranças cobraram a situação com a CEEE Equatorial e destacaram as dificuldades de produtores rurais, empreendedores e moradores em geral que sofrem diariamente com a falta de energia. Além disso, mencionaram falta de conhecimento das equipes com os lugares e acessos para descobrir os pontos com maiores problemas e quedas constantes de energia.
Elas sinalizaram que não há mais como suportar a situação e cobraram uma posição do governo para que possam intervir no caso específico de Morro Redondo com pelo menos uma equipe fixa que conheça os pontos críticos. Uma reunião deverá ser feita com a direção da Equatorial para tratar especificamente de uma alternativa para o município, buscando condições para reforçar as equipes pela demanda do município.
Elas ainda citaram o recurso pendente de pagamento por parte do Estado para a criação do Centro de Referência da Mulher, e a não liberação de recurso no Avançar do Turismo, visto que o município realizou o cadastro em tempo hábil. Também acompanhou a agenda na Casa Civil, o assessor do deputado federal Lucas Redecker (PSDB), Moacir Cardoso.
Desenvolvimento Rural
Com o direto-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Lissandro Lamarque, e a responsável técnica de feiras Natacha Ebertz, a prefeita e as vereadoras trataram sobre o apoio para aos eventos e feiras realizadas no município pelos empreendedores. Foi sinalizado apoio para contratação de estrutura e equipamento para que os expositores possam ter um espaço amplo e coberto para comercializar seus produtos, com objetivo de fortalecer e incentivar ainda mais a agricultura familiar e a produção de queijos, embutidos, ovos, doces, vinhos, cucas além de flores, plantas e artigos de artesanato.
Turismo
Na Secretaria Estadual de Turismo, pediram o apoio para a contratação, via governo do Estado, de atrações culturais que estão sendo disponibilizadas a outros municípios e também a possibilidade de apresentação de propostas e opções de verão do município. Também abordaram a programação referente aos Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, celebrado em 25 de julho de 2024.
Mulheres
Já no Departamento de Política para as Mulheres, elas apresentaram as dificuldades encontradas no município e a necessidade de mais políticas voltadas para mulheres, sejam adolescentes, jovens e adultas. Angelica aproveitou para oficializar o convite para o 10° Encontro da Mulher, que será realizado em março.
Recursos
O grupo também esteve no escritório do Senador Hamilton Mourão (Republicanos) na capital gaúcha. Elas foram recebidas pela ex-deputada federal e suplente do senador, Liziane Bayer (Republicanos). O intuito do encontro foi levar algumas das demandas mais urgentes e que necessitam de recursos e formalizar o pedido feito para destinação de emenda parlamentar para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.