De 17 a 19 de janeiro foi realizado o primeiro curso de 2024 do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Morro Redondo. O tema foi Aplicação Correta de Defensivos Agrícolas 2-4d/NR 31. A iniciativa é uma parceria envolvendo também Sindicato Rural de Pelotas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT).
Conforme o instrutor Thiago Augusto Henz, participaram 14 alunos, que tiveram contato com parte teórica de 12 horas e prática de oito horas.
O conteúdo teórico abordou conceitos e considerações sobre agrotóxico, o que é, interpretação dos rótulos, inseticida, fungicida, herbicida, adjuvantes e produtos afins, identificação de riscos, conhecimentos sobre as formas de exposição direta e indireta dos produtos, principais dias de penetração, sinais e sintomas de intoxicação, noções de primeiros socorros sobre caso ocorra o contato com a pele, olhos, ingestão e inalação, rotulagem e sinalização das áreas de risco, os tipos de pulverizadores existentes no mercado, procedimentos preconizados na NR 31 em relação ao uso de agrotóxicos e afins.
Na parte prática, os alunos tiveram contato com o uso de equipamentos de proteção individual, descarte, a limpeza, manutenção das roupas, responsabilidade tanto do empregador como do empregado, reconhecer os tipos de pulverizadores existentes no mercado, manutenção, regulagem, calibração.
Também viram sobre o transporte, armazenamento, preparo da aplicação, tríplice lavagem, condições climáticas para aplicação, avaliação, decomposição, deriva e escorrimento do produto.
O instrutor avaliou que foi um ótimo curso, que todos os participantes tiveram uma boa interação e ressaltou que a compreensão sobre a aplicação correta, é segurança de uma produção mais sustentável e com maior proteção ao aplicador.
Tiago Porto de Oliveira, que organizou o primeiro curso do ano em nome da SMDRT, destacou a satisfação de promover este curso no município. Segundo ele, a capacitação era muito pedida pelos produtores. “Destaco a importância de todos que participaram de mais esta capacitação que os qualifica para atuarem com mais segurança nas suas propriedades no que tange aplicação correta de defensivos agrícolas”, disse.