Na manhã desta quarta-feira (6), a prefeita em exercício, Angelica Boettge dos Santos (PSDB), recepcionou a produtora cultural e ex-secretária adjunta de Cultura de Porto Alegre, Ana Fagundes que recriou o programa RS Criativo, durante uma mostra de diversos empreendedores da economia criativa de Morro Redondo, realizada no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.
A prefeita agradeceu a disponibilidade da produtora em visitar o município e conhecer um pouco do trabalho dos empreendedores locais. Aproveitando sua estada na região, Angelica destacou a importância da troca de experiências para o fortalecimento dos empreendimentos de Morro Redondo.
“Desde 2021, enquanto Prefeitura, estamos buscando valorizar cada vez mais o que é produzido aqui. A mostra de hoje foi uma oportunidade para que os empreendedores compartilhassem as histórias que os levaram a desenvolver seus produtos e atividades”, celebrou.
Com mais de 40 anos de atuação na área, Ana Fagundes relembrou que, no início da gestão de Eduardo Leite, em 2019, foi convidada a criar o programa de economia criativa do Estado. Ela contou que conheceu Angelica em 2020, quando foi procurada pela então secretária para trocar informações sobre como implantar ações semelhantes no município.
Ana explicou que o objetivo do RS Criativo é tornar economicamente viável todo produto criativo que envolva cultura, criatividade, inovação e geração de renda. Entre os setores contemplados estão: artesanato; design (de moda, gráfico, de interiores e outros); música, dança e artes cênicas; literatura e publicações independentes; gastronomia artesanal; audiovisual e fotografia; jogos, aplicativos e produtos digitais criativos; arte urbana e visual; produtos sustentáveis com identidade local, entre outros que expressem a cultura, identidade e talento da comunidade.
Ela também enfatizou que os produtos não devem ficar restritos à cidade, mas sim alcançar Porto Alegre, outras cidades e até outros estados, dependendo de seu potencial. Desde 2023, Ana deixou o governo estadual, mas segue atuando como consultora de economia criativa, auxiliando comunidades e municípios a desenvolverem iniciativas conforme suas realidades.
“O objetivo é abrir novas frentes, compartilhar conhecimentos de outros empreendedores e fomentar o crescimento local a partir das potencialidades existentes. Há dois anos recebo produtos de Morro Redondo por meio da Angélica, e vejo neles grande potencial. Hoje, pude conhecer pessoalmente os empreendedores e seus trabalhos. Em breve, devo retornar ou enviar de Porto Alegre um feedback sobre os próximos passos e possibilidades de desenvolvimento”, destacou.
Estiveram presentes no evento a chefe do núcleo de Cultura, Sabrina Waltzer; o diretor de Turismo, Pedro Vieira; a secretária de Desenvolvimento Rural e Turismo, Letícia Santos; a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB); Albio Bunilha, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo (AETMORE); a coordenadora do CRAS, Silvia Klumb; representantes do Conselho Municipal de Cultura, CTG Cancela Grande, Coral Paroquial, Emater/RS-Ascar, além dos expositores: Edith Artesanato, Novo Armazém, Artesanato da Hildegard, Volnei Bierhals Restauração, Doces da Bia, Espaço Ecoar, Castelo Bonilha, Retecer Memórias FabLAB, Guasquearia CP, Grupo de Artesãs AMoReLã, Quilombola Maria Helena, Raquel Muller Artesanato, Botefur Fotografia, Museu de Morro Redondo, Refúgio Araçá, Igor Castro, Pomerânia Produtos Coloniais e Instituto de Capoeira Angola.