A VII Festa do Doce Colonial foi realizada neste domingo (10), na Praça 12 de Maio, em Morro Redondo. A programação foi promovida pela Prefeitura, Roteiro Turístico Morro de Amores, Associação de Empreendedores de Turismo de Morro Redondo (AETMORE), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT), Museu Histórico de Morro Redondo, Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
A festa contou com patrocínio de Sicredi, Conservas Neumann, Wolgast Beer, Ótica Pelotense, Conservas Citral e Osirnet, além do apoio de Banrisul, Supermercado Campino, Conservas GB, Romeu Lanches, Mercado Germany, Point Restaurante Cerealista Bender, Bender Insumos e colaboração da Abastecedora Waltzer, Eletrovara e RG Sul.
Com o aroma e o sabor que remetem às casas de vó, o evento teve como destaque a tradição de mexer o doce no tacho — com três tachos à disposição dos visitantes, com Dóris Rosler (doce de abóbora), Dona Zilda Oliveira (doce de goiaba) e Daniel Costa (doce marmelo). Houve ainda oficinas gastronômicas, como a de passas de pêssego, conduzida por Cibele Costa (Doces Vô Jordão), e a de cuca de pêssego, ministrada por Priscila Danda (Pomerania Alimentos).
A programação artística incluiu apresentações da Banda Marcial Municipal da Escola José Pinto Martins, das invernadas Mini Mirim, Mirim e Juvenil do CTG Cancela Grande, e do Grupo de Dança Germânica da Comunidade São Marcos. Também animaram o público o Grupo Stiepen, com a volta olímpica e a dança da polonese, o Quarteto Coração de Potro e o grupo Amigos do Sereno.
Durante o evento, ocorreu ainda a homenagem “Do Tacho à Indústria – Uma Doce História”, prestada à família de Albino Neumann como um tributo póstumo ao homem que valorizou e fortaleceu a cultura doceira local.
Também houve diversas opções gastronômicas, como o almoço no Galpão do CTG Cancela Grande e o café colonial preparado pelas turmas de período integral da Escola Alberto Cunha, realizado no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.
Os visitantes puderam aproveitar brinquedos infantis, feira de produtos coloniais, agricultura familiar e artesanato, chopp artesanal, quitutes coloniais e outras atrações, consolidando a festa como um dos principais eventos culturais e turísticos do município.
Confira galeria de fotos neste link
https://www.jornaltradicao.com.br/morro-redondo/cultura/vii-festa-do-doce-colonial-reune-atracoes-e-grande-publico-em-morro-redondo/?fbclid=IwY2xjawMIAURleHRuA2FlbQIxMQABHo8MZvz5kZjWxCMgEcJCb2mF0OIrEEeghA5YLAj3AUu5okBDNcwtojh_TpM-_aem_I5ogpBeFQlMyZIdB40uWYw