Na última sexta-feira (8), a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) recebeu membros da Embrapa e Emater/RS-Ascar no gabinete para tratar sobre o alinhamento das ações para o ano de 2024 e fortalecer a parceria entre as instituições.
Participaram chefe da Emater Municipal Evaldo Voss e a extensionista Adriane Lobo; ; ; o secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo Antônio Martins e o chefe Administrativo Tiago Daielo.
A vice-prefeita agradeceu a todos pela dedicação e disse que os gestores precisam das instituições e de seus técnicos para o bom andamento dos projetos.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, destaca que uma das prioridades será organizar ainda este ano junto a alguns produtores a produção de figo. “Bom que temos muitos pesquisadores que conhecem sobre fruticultura e pastagem da Embrapa e culminando com apoio dos técnicos da Emater o que agregará e muito no suporte das ações”, celebrou.
O supervisor e analista do Setor de Implementação de Pesquisa Tecnológica (SIPT) da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Elmar Bender, afirmou que tem como objetivo iniciar as ações mesmo antes de ter o convênio. Segundo ele, já há atividades que estão sendo desenvolvidas como a Unidade de Observação de Forrageiras na Agroindústria Bem-Me-Quer. O trabalho busca ainda promover visitas ao local do Horto Municipal e apresentação de um relatório com levantamento das ações realizadas, como nos eventos de turismo. Com a parceria, ele trabalhará nos segmentos de agricultura e pecuária e a analista do SIPT, Rosângela Costa Alves, atuará nos segmentos de turismo.
Ao final, ficou definido que será realizada mais uma reunião para montar o plano de ação.
As parcerias
Durante a festa do Doce Colonial deste ano a vice-prefeita e um representante da Embrapa assinaram uma carta de intenções que contempla a implantação de quintais orgânicos; resgate do marmelo Sistema Agroflorestal (SAF) Doceiro; necessidade de ativar o Horto Municipal; apoio a produção de figo, morango, pêssego, goiaba e marmelo; apoio ao grupo de psicultura e apicultura com capacitações; instalação de uma unidade de observação de pastagens e uma unidade demonstrativa de forrageiras de inverno e verão; elaboração de uma unidade de agricultura familiar; apoio nos eventos do Roteiro Morro de Amores, Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, Festa do Doce Colonial, Festa Flores Cores e Sabores e Seminário da Tradição Doceira.