Nesta terça-feira (27) Morro Redondo representado na 11ª abertura oficial no Rio Grande do Sul da Colheita do Milho que ocorreu na Agropecuária Canoa Mirim em Santa Vitória do Palmar. Estiveram presentes, o secretário de desenvolvimento rural e turismo Antônio Martins, o chefe do escritório municipal da Emater Evaldo Voss e os jovens produtores, os irmãos Tiago Bonow Tuchtenhagen e Maicon Bonow Tuchtenhagen e do motorista Paulo Sergio Albuquerque.
Conforme o chefe da Emater Evaldo, o evento possibilitou aos produtores participantes visualizarem tecnologias voltadas a produção de milho em áreas de várzeas tendo como diferencial o uso do sistema sulco camalhão para irrigação e drenagem, obtendo excelentes resultados produtivos e viabilizando a introdução dessa cultura no sistema de rotação de culturas.
Antônio Martins secretário nos proporcionou buscar informações e conhecimento da cultura e de novas tecnologias.
Para os jovens produtores Tiago e Maicon foi uma oportunidade de visualizar o desempenho dessa cultura com a adoção de tecnologias apropriadas a altas produtividades, em especial a irrigação. Eles agradecem a equipe da Emater e o secretário pelo convite de participar desta ocasião e pela oportunidade de representarem todos os produtores de milho do município. “Todos os dias de campo que participamos sempre tem um novo aprendizado, estamos tendo um ano típico pois geralmente o verão aqui na região é muito seco, lá em Santa Vitória nunca falta água devido a irrigação”, citaram. Outro aspecto que eles observaram com muita atenção pois a cada ano é afetado a cultura do milho que são as doenças oriundas da cigarrinha e do percevejo, que se não forem tratadas dará uma perda grande na produção e que veem que precisa ser mais intensificado na Zona Sul com muitos debates. Também tiveram o conhecimento da parte dos híbridos de variedades que foram lançadas.
Salientando que os jovens em Morro Redondo vem aplicando tecnologia de ponta em sua propriedade alcançando um desempenho produtivo que supera os 7mil quilos por hectare e possuem um sistema de secagem e armazenamento que permite a oferta de milho de alta qualidade para atendimento as demandas do mercado regional.