Aconteceu, na última sexta-feira (9), no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, em, Morro Redondo, o 6º Concurso Municipal de Qualidade do Mel. O evento ocorre tradicionalmente nos dias que antecedem a festa de aniversário do município. A organização do concurso foi do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar, com apoio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) e de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT).
O chefe do escritório da Emater, engenheiro agrônomo Evaldo Voss, agradeceu as entidades que apoiam o evento e a cada apicultor que participou do concurso. Também aproveitou para apresentar a nova equipe, composta pelo técnico agropecuário Patric Medeiros, o engenheiro agrônomo Samuel Rutz Neto, a extensionista social Neiva Moreira Borges e a auxiliar administrativo Julia Campos.
O diretor de turismo Pedro Vieira falou do sonho de ver a apicultura inserida no turismo local e salientou que o município está de portas abertas para mostrar o setor aos turistas. “Aquele que tiver interesse é só nos procurar, até mesmo os apicultores que trabalham com abelhas com ou sem ferrão, para verem o quanto pode ser agregado valor ao trabalho realizado nas suas propriedades com essa mostra”, citou.
Representando a SMCED, a servidora Mara Andreoli afirmou que a secretaria sempre será parceira da atividade e parabenizou os participantes que abrilhantaram este evento.
A secretária Letícia Santos, da SMDRT, comentou: “queremos resgatar e fortalecer a cadeia produtiva do mel do município. É uma de nossas prioridades: que esses produtores que estão aqui possam, no futuro, se multiplicar, pois o mel produzido aqui é muito bom, de excelente qualidade. Quem sabe, futuramente, com mais produção, levar esse produto para as nossas feiras, alavancando cada vez mais o setor”, frisou. Por fim, agradeceu a todos os participantes, especialmente o apoio da Emater, pela atenção dada aos apicultores.
O Concurso foi conduzido pela extensionista rural da Emater de Canguçu, Andreia Moreira. Ao todo, participaram 12 apicultores com 10 amostras de mel claro e 10 de mel escuro, já que nem todos se inscreveram para as duas amostras. O corpo de jurados foi composto pela secretária Letícia, representante da SMECD Mara, diretor de turismo Pedro, nutricionista SMECD Deize Fanka, e a ex-funcionária aposentada da Emater, Adriane Lobo. O grupo avaliou os quesitos, cor, aroma e sabor. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados durante as festividades do município, que acontecem no próximo domingo (10), nas dependências do Grêmio Esportivo Índio.
Os primeiros e segundos colocados das duas categorias concorrerão no 7º Concurso Regional de Qualidade do Mel, que acontecerá em São Lourenço do Sul, no dia 30 de maio.
Paralelo ao concurso, ocorreu um encontro para os apicultores conhecerem a nova equipe da Emater e, também, para ouvirem as demandas, expectativas e organização de um grupo para troca de experiências. Ficou acertado que irão se reunir nas propriedades ao longo do ano, com o próximo encontro marcado para junho, no qual será tratado o manejo de inverno. Conforme Neto, planeja-se estudar a possibilidade de incluir no concurso do mel, os meliponídeos (abelhas sem ferrão) na edição do ano que vem.