A nova secretária de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) de Morro Redondo, Letícia Santos, assumiu a pasta neste ano e apresentou os programas desenvolvidos nos primeiros quatro meses de governo e os que serão criados.
Programa de Correção de Solos: a SMDRT disponibiliza o frete ao produtor e conta com apoio da Emater/RS-Ascar na avaliação e análise do solo para a quantidade de calcário necessária de cada propriedade. O produto é proveniente de recursos da Consulta Popular e de emenda do deputado estadual Thiago Duarte (UB).
Programa de Reservação de Água (microaçudes): oriundo de emenda do deputado federal Afonso Hamm (PP). As cisternas foram criadas através de emendas impositivas dos vereadores e do Estado. Os poços artesianos estão em fase de processo para execução na Colônia Colorado de Baixo, nos arredores da Escola Barão do Rio Branco; no Colorado de Cima, na região da Comunidade Medianeira; e na Capela da Buena.
Programa de Abastecimento de Água: o caminhão da SMDRT leva água a mais de 40 famílias da zona rural durante todo o ano.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): são realizadas mensalmente, por intermédio de parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), a entrega de alimentos para 272 famílias da zona urbana em uma semana e para 168 famílias da zona rural na semana seguinte, totalizando 440 famílias atendidas que recebem uma cesta recheada de produtos. Por fim, em outra semana é disponibilizado auxílio na logística da entrega de alimentos pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Morro Redondo (COOPAMOR) para Rio Grande. A SMDRT disponibiliza um técnico agrícola que dá assistência ao programa para que o produtor consiga levar um produto de qualidade as inúmeras famílias beneficiadas.
Turismo Rural: disponibiliza de recurso do deputado federal Lucas Redecker (PSDB) na construção inicial do pórtico em andamento e no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça 12 de Maio. Outras obras em andamento com emendas do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) são o palco coberto da praça e o pavilhão para eventos em frente ao Ginásio de Esportes. Estão sendo adquiridos com recursos da Consulta Popular placas de identificação das colônias. Dependendo da região, será incluída a identificação dos empreendimentos daquela localidade. Também será criado um vídeo que vai promover a cidade com a divulgação das potencialidades turísticas.
Sobre ações e atividades, a Secretaria apoia a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Produtores Rurais (ADCPR) e, recentemente, foram retomadas as reuniões de núcleos. Todos os beneficiários de programas passam por aprovação do Conselho Municipal de Agricultura.
Ao longo do ano, vários cursos são realizados por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).
Como novidade, a pasta disponibiliza para a população das zonas rural e urbana o acesso a um formulário eletrônico tanto para solicitar manutenção de luminária pública quanto para os produtores rurais pedirem serviço de retroescavadeira. A Secretaria disponibiliza duas novas retroescavadeiras adquiridas por meio de emendas do deputado federal Daniel Trzeciak. Uma das prioridades da pasta é colocar os serviços de horas-máquina em dia.
Além disso, a equipe do setor de inspeções conta agora com uma veterinária e uma auxiliar, que ajudam no trabalho de inspeção de abatedouros e agroindústrias – o que é feito com frequência.
A SMDRT também colabora para que, ao longo do ano, os empreendimentos locais possam comercializar seus produtos em diversos eventos pelo Estado, bem como apoia os eventos da Associação dos Empreendedores de Turismo (AETMORE).
A secretária Letícia afirma que trabalha para a retomada da Festa da Família, em julho, criação de novos programas com atenção às culturas do figo e morango, regulamentação de leis municipais do PAA, de apoio e incentivo às agroindústrias e do Programa de Correção de Solo. Outra meta é a reativação do Horto Municipal que contará com apoio da Embrapa. Para este ano é esperado a liberação do recurso de R$154 mil da consulta popular para continuidade das obras de revitalização da Praça 12 de Maio que contemplará dentre elas, estrutura da quadra esportiva, arquibancada e finalização do Quiosque onde será feito o doce no tacho.