A Câmara Municipal de Morro Redondo realizou nesta segunda-feira (18), uma Sessão Especial que homenageou os fundadores do Museu Histórico de Morro Redondo. A iniciativa partiu da Vereadora Vivian Thiel Rickes Rosa (PSDB), por meio de requerimento aprovado por unanimidade no plenário da Casa Legislativa. Ato também foi em celebração ao Dia do Patrimônio Cultural. Foram homenageados os senhores Ervino Buttow, Osmar Franchini e Antônio Reinhardt (in memoriam), pioneiros na criação e idealização do Museu, fundado em 2006.Na abertura Sabrina Waltzer e Carmen Buttow fizeram uma apresentação musical.
Vereadora Vivian relatou incialmente, “do sentimento de gratidão por homenagear os três homens que se tornaram pilares da memória, identidade cultural de Morro Redondo, Ervino, Osmar e Antônio simbolizam o trabalho incansável de dedicações para preservação da nossa história, como a criação do Museu Histórico, com espaço vivo de memórias, guardiões das lembranças coletivas de tantas famílias”. Também citou o apoio da UFPEL com professores e alunos, da prefeitura, da secretaria de educação, cultura e desporto, escolas municipais e do colégio estadual, dos tios Evaldo Thiel e Elda Thiel (in memoriam), bem como de diversos voluntários.
A presidente da Associação Amigos da Cultura, Kamile Muller destaca a dedicação dos três, pois participam de reuniões, das visitas e apoiam os projetos, com afeto que transmitem ao falarem de cada peça.
Milena Beling, turismóloga comenta que os idealizadores contribuíram e muito na sua formação acadêmica, além de colaborarem com a história desta cidade, pois contam a história vivida dando vida as peças.
Professora Valéria Feldens, diz, “o Museu é feito de pessoas, são elas que trazem a memória, o mais importante na vida de cada um, Ervino, Osmar e Antônio pois são os que buscam as relíquias, as histórias que carregam, como era no tempo do café com memórias”.
Anderson Guths (Teko), secretário da educação, cultura e desporto relata, “esses que criaram o Museu nos proporcionam, como é a importância da história, o passado, a origem de algo, as famílias que viveram tal época desde o tempo que era distrito de Pelotas até os dias atuais”. Feliz em contribuir com diversas pessoas no apoio que se deu para criação e para ter um espaço que abrigasse as inúmeras peças do Museu atual.
A professora da pedagogia da UFPEL e do programa de pós graduação em educação, Vania Thies reforça que os três guardiões da memória, caçadores de relíquias, nos enriqueceram com suas lembranças e vastos aprendizados. Também falou da importância da Kamile Muller uma jovem, museóloga estar à frente da presidência da associação.
Raquel Muller representando a Associação de Empreendedores de Turismo (AETMORE) pontua que esta homenagem é para falar de coração de pessoas, que se dedicaram para terem um local para contar a nossa história, legado que fica onde os registros que devem seguir pelas futuras gerações.
Pelo departamento de História da UFPEL, professora Lisiane Manke falou do trabalho de conclusão do seu curso que foi relacionado a comunidade local, ao Museu Comunitário Morroredondense, ou seja o valor para os objetos que são históricos e trouxe detalhes do trabalho de várias mãos que somaram forças para criar a associação, organizar o acervo, espaço e salvaguardar a memória.
Aline Becker Crisel Tessmer, diretora do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim diz como é bom ouvir histórias e o legado que fica com o compartilhamento deles quando os alunos vão ao Museu.
A representante do Conselho Municipal de Cultura, Patricia Hackbart destacou o trabalho marcado dos protagonistas do Museu mas também citou o apoio das senhoras Veronica Krause (esposa do Antônio) e Edith Buttow (esposa do Ervino).
Diego Ribeiro, professor de Museologia da UFPEL disse, “eu gosto de ouvir Ervino, Osmar e Antonio, o aprendizado muito grande, é como se consultar uma vastíssima biblioteca, museu é feito de ciclos, eles são os olhos de águia, enxerguei neles a ideia do que é este espaço, algo incomum, não era só salvaguardar as coisas mas que fazem as coisas serem vivas, inovador, pela sabedoria carregada e feliz por ver o aconchego de tantas pessoas que ao longo dos anos se somaram e somam”.
Vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) cita o legado deixado por estas pessoas, deixando o nome de Morro Redondo marcado. Parabenizou a vereadora Vivian pela ação e por conseguir essa linda homenagem que estará registrada no seu mandato, memória esta que vai ficar lembrada para sempre, tão bom ver que o trabalho destes homens proporciona hoje aos mais novos verem o que tem aqui no município.
Osmar contou que a história do Museu surgiu em 2006 após visitas a Museus no Espirito Santo e ao retornar ao município procurou o senhores Ervino e Antônio para criarem o Museu aqui. “São tantas peças que temos que não cabem no prédio atual localizado junto ao Centro de Eventos Valdino Krause, tem várias peças no CETAP, na minha casa e do seu Ervino, por isso peço que no futuro se consiga um recurso para construir um prédio como do tamanho do plenário desta casa legislativa para abrigar todas peças que temos em um só lugar”.
“O meu forte é explicar para as crianças o que é tal peça para que serve, fica o meu agradecimento para todas as pessoas da comunidade, famílias, indústrias que nos procuram e que faz com que nós tenhamos tantos objetos que constituem o acervo do Museu”, pontua Ervino.
Clarisse Reinhardt acompanhada dos irmãos Enio, Edmundo e Cesar, que não pode estar presente (filhos de seu Antônio), reforçou em nome da família o legado que querem ver, que todos da comunidade nunca esqueçam da nossa cultura pois é muito importante para o nosso futuro. Por fim a família fez a doação de um relógio para o Museu.
Ambos os três homenageados agradeceram a Vivian pela homenagem e por todas as falas.
Também discursaram e deram depoimentos o presidente da câmara de vereaores, Neri Leal (UB), demais vereadores Maico Vega (UB), Jorge Laudenir Zeca (UB), Maria Austina Ludtke Tininha (UB), Thiarles Schneider (PT), Paulo Crizel (Podemos), Jonis Milech (Podemos) e Tiago Porto (PSDB). Outros presentes no ato, chefe do núcleo de cultura Sabrina Waltzer, diretor de turismo Pedro Vieira, professora Alessandra Rodeghiero representando a escola municipal de ensino fundamental José Pinto Martins e o secretário de obras, urbanismo e trânsito Fabricio Zanetti.
Você pode assistir na integra a sessão no link da TV Câmara Morro Redondo https://www.youtube.com/watch?v=LsFicip_rIY