Mais uma vez Morro Redondo foi representado na 48ªExpointer, dessa vez com três agroindústrias e duas floriculturas. Com a abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar no dia 30 de agosto, no total de 456 que estiveram presentes, desde agroindústrias, floriculturas, artesanato rural, mudas e sementes de todas as regiões do estado, sendo 70 participando pela primeira vez. No último domingo, (7), os empreendedores encerraram as atividades do Pavilhão com sucesso de vendas.
Doces João de Barro, Laticínios Bem Me Quer e Doces Vô Jordão foram as agroindústrias participantes. Além dessas, as floriculturas Espaço Ecoar e Cantinho das plantas.
David Armendaris, da Doces João de Barro, frisa que a participação na Expointer foi sensacional, com vendas muito boas de todos os tipos de doces, desde doce de leite com café e tradicional, ambrosia, figo, abobora, batata doce e laranja, além da manteiga ghee. “Esta edição foi excepcional porque teve muita gente vindo participar, com mais de 1 milhão de visitantes, aqui no parque da agricultura familiar foram comercializados no geral mais de R$13 milhões de produtos, aproveitando o embalo estamos participando da feira com vendas de produtos que ocorre no Parque Harmonia em Porto Alegre alusivo a semana Farroupilha”, expressa.
Para Andréa Manke Vieira, da agroindústria Laticínios Bem Me Quer, a participação na feira foi muito boa, pois vendeu-se bem, acima do esperado. Como novidade foi lançado para esta edição, o queijo com alho negro, além de outros queijos comercializados, com limão pepper, cebola, salsa e alho, orégano, maturado no vinho e tradicional, chocolate quente, iogurte, manteiga, doce de leite e ambrosia. “É um grande orgulho para nós que somos pequenos de participar da maior feira da América Latina”, celebrou.
Representando Doces Vô Jordão, Daniel Costa, com a linha de produtos como passas de pêssego e goiaba, marmelada branca, figo e laranja cristalizados, entre outros. Cita da satisfação de participar da Expointer pela primeira vez, “alcançando a nossa expectativa, alguns produtos sobraram e outros tivemos que buscar durante a feira pois tinham acabado o estoque, como no último dia no meio dia já não tinha mais certos produtos, comercializamos mais de 1200 unidades”. Destaca ainda que a média de mais de 110 mil pessoas que passaram em cada dia da feira, mostra que praticamente quase todos passaram pelo pavilhão da agricultura familiar que vem ganhando mais destaque a cada edição com aumento de participantes e de vendas com relação a edição anterior de mais de 25%. Por fim agradeceu o apoio da Emater de Morro Redondo, Pelotas e de Esteio por disponibilizarem este espaço na feira e todo o suporte.
Rose Quintana, do Cantinho das Plantas que levou suculentas, cactos e bomsais, destaca que a Expointer foi muito boa, com ótimas vendas, muito bem organizada e agradeceu o apoio da Emater no estande.
Segundo Everton Lautenschlager, da Floricultura Espaço Ecoar, especializados em kokedamas, suculentas e incensos naturais, que participam pela quarta vez, diz, “está feira superou as demais, com aceitação dos clientes com os produtos muito boa, com retorno de clientes que compraram de nós como na na feira anterior que participamos, nesta nos trouxeram fotos e relatos de como estava o produto plantado, isto pra nós é gratificante porque nos mostra que o trabalho produzido está bom como no caso das Kokedamas que tem muitos que não conhecem”. Everton pontua que além de várias pessoas curiosas em conhecer onde fica Morro Redondo, “onde comentamos que tem um turismo pujante, em crescimento, ou seja a Expointer pra nós é um vitrine pois foram muitas pessoas que passaram por lá com recorde de público”.
Todos os empreendimentos agradeceram de forma especial a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRT) porque sem o apoio deles para nos levar, seria bem difícil conseguir transportar os produtos para a feiras, que chegam em perfeitas condições.
A secretária da SMDRT, Letícia Santos, ressalta, “o trabalho de logística que fizemos, visa incentivar e dar todo o suporte pra eles poderem participar e comercializarem as suas produções, além da venda, também ajudam a divulgar o município. Estamos trabalhando para que Morro Redondo tenha ainda mais agroindústrias no futuro”.